terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cabanagem (1835 a 1840)

                    Cabanagem ( 1835 a 1840 )


A Cabanagem também conhecida
como A Guerra dos Cabanos.
    Ocorreu na província do Grão-Pará, (atuais estados do pará parte do amazonas, Amapá, e Roraima) durante o período regencial brasileiro e foi o movimento popular mais importante do brasil.            Seus participantes chamados cabanos (pessoas pobres que viviam em cabanas próximas aos rios), eram explorados pelos fazendeiros e queriam terras e o fim da escravidão. Alguns fazendeiros também participaram da rebelião, pois desejavam escolher o governante da província.
Um Cabano Paraense 

    A revolta foi se radicalizando e os revoltosos chegaram a decretar a Republica paraense, mas foram derrotados pelas tropas oficiais. Estima-se que o numero de mortos nessa revolta chegou á 40 mil pessoas. 
    A revolta teve inicio em 6 de janeiro de 1835 quando o quartel e o palácio
Um dos lugares mais frequentados pelos Cabanas
 do governo  de belém foram tomados por tapuios, cabanos, negros e índios liderados por Antonio Vinagre. O então presidente da província foi assassinado e institui-se um novo presidente, Clemente Malcher, a tomada de poder promoveu uma apoderação de material bélico por parte dos grupos revolucionários. Malcher, no entanto, mais identificados com as classes dominantes, foi rapidamente deposto. Sucedeu-se um conflito entre as tropas dele e as do líder dos cabanos, Eduardo Angelim, tendo estas saído vitoriosas. O frágil e instável controle cabano de Grão-Pará durou cerca de dez meses.
   O  Império, então, nomeou por si um novo presidente, o Barão de Caçapava, e. frente a essa afronta ás tendências centralizadoras do governo central bombardeou impiedosamente Belém.A deposição dos cabanos do poder foi rápida, porém, como muitos deles, mesmo fora do poder, continuaram a lutar, o Império usou de seu poder militar para sufocar a revolta e, até 1840, promoveu um extermínio em massa da população paraense.
Estima-se que cerca de 30 a 40% da população de 100 mil habitantes do Grão-Pará tenha morrido no conflito.


Nome: Douglas R. , Thayná C. ,Nayara L. , Paula C. , Yuri V. , Gabriel V. , Gabriel I.
Turma: 1802
Escola: Municipal Berlim
Professora: Gabriela

Nenhum comentário:

Postar um comentário